segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tratamento Homeopático da Infertilidade

O tratamento Homeopático é um método alternativo, com bastante sucesso no tratamento de pessoas com problemas de infertilidade quer seja masculina, feminina ou mesmo do casal.
Considero que a infertilidade é um problema do casal e não só de um dos membros. Por isso, quando alguém me procura e pede ajuda para a resolução de uma situação de infertilidade, faço questão em falar com o casal em conjunto e individualmente, quer o diagnóstico que tragam seja de infertilidade masculina ou feminina.
A Homeopatia considera o ser humano como um TODO, que se manifesta em três níveis, mental, emocional e físico, que estão intrinsecamente ligados, sendo as manifestações físicas, ou sejam os sintomas, o resultado do desequilíbrio dos outros níveis. Assim, só depois de uma anamenése pormenorizada e individualizada de cada pessoa, como um TODO, o homeopata pode escolher o medicamento que mais semelhança tenha com a pessoa, o “similibus”, promovendo desta maneira o reequilíbrio da saúde na globalidade, para que todos os órgãos e funções do organismo trabalhem em harmonia. A saúde reprodutiva faz parte deste “pacote” de órgãos e funções que só funcionam bem quando há harmonia.
Nas últimas décadas tem aumentado muito o número de casais com problemas de fertilidade. Actualmente estima-se que cerca de um em cada quatro casais tem problemas de fertilidade.
As mulheres sofrem de menstruações irregulares muitas vezes com patologias associadas, nos homens, os problemas com o sémen, que vão desde a qualidade e quantidade, os problemas com os espermatozóides, que podem ser vários, aumentaram significativamente.
Dos casais que procuram ajuda para a concepção, cerca de 30% sofrem de infertilidade “inexplicada” (tudo está bem, fisicamente, para a procriação mas ela não acontece).
Dos restantes, muitos recorrem a tratamentos da medicina convencional com substâncias, que além dos efeitos secundários que provocam, deixam muitas vezes sequelas para toda a vida.
Os exames incómodos e dolorosos são processos pelos quais, quem deseja ter um filho, tem que passar, para se submeter aos variados processos de reprodução assistida.
Reconheço, no entanto, que há situações de graves problemas de estrutura, onde a reprodução assistida é a única hipótese de alguns casais conseguirem ter um filho, mas também nestas situações a homeopatia pode ter um papel importante e dar uma ajuda valiosa para que o resultado final da intervenção seja positivo.
Ao contrário dos tratamentos da medicina convencional, o tratamento homeopático tem a vantagem de ser um tratamento simples, muito fácil de fazer, barato, sem efeitos secundários e com resultados positivos, quer a causa da infertilidade seja masculina, feminina ou do casal.
Os ciclos menstruais irregulares, o desequilíbrio hormonal quando não há ovulação, são obstáculos à fertilidade que a homeopatia resolve com sucesso. A preparação do útero para receber o óvulo fertilizado e promover a sua fixação, a melhoria do muco cervical que facilita a caminhada dos espermatozóides e a melhoria da mucosa uterina para favorecer a nidação, são situações onde os benefícios do tratamento homeopático também são bastante evidentes.
As causas externas como o estilo de vida, tipo de alimentação, consumo habitual de bebidas alcoólicas, tipo de bebidas consumidas, fumo, exposição diária a substâncias tóxicas, a poluição por metais tóxicos, pesticidas e aditivos alimentares para conservação de alimentos, são factores, entre muitos outros, que afectam a capacidade reprodutiva do homem. São factores externos, a que chamamos “causas mórbidas”, que devem ser evitados e os comportamentos corrigidos para que o equilíbrio possa ser atingido.
É na promoção do equilíbrio da saúde, desde o mental, emocional que se reflecte no físico, que o remédio homeopático actua, com resultados excelentes na resolução de muitas situações de infertilidade.
Muitos pacientes perguntam “quanto tempo vai demorar o tratamento?”, a isso eu não sei responder. Tanto pode demorar três meses como um ano, ou mesmo mais, tudo depende da situação, de cada pessoa, da cronicidade do problema, dos tratamentos químicos feitos anteriormente e da profundidade do tratamento necessário. Tal como nas outras medicinas, também em homeopatia não há certezas absolutas.
Todos sabemos que a fertilidade do homem e da mulher é um processo complexo e muito delicado. Quando se opta por um tratamento alternativo, nomeadamente o homeopático, o tratamento deve ser prescrito e orientado por um Homeopata profissional, com formação homeopática de base, que saiba prescrever respeitando a Filosofia Homeopática e de acordo com e as Leis da Homeopatia.

29 comentários:

  1. Olá Dra. Manuela

    Já falta menos de 1 mês para a minha Madalena nascer.
    Obrigado por nos ter ajudado nesta nossa caminhada, mesmo quando já estávamos muito desiludidos e que nos parecia que continuavamos a sonhar com o impossível....
    Quando a ansiedade tomava conta de nós e não nos deixava durante dias, semanas,.....
    OBRIGADA
    Beijinho da
    Babuxa

    ResponderEliminar
  2. Olá dtrª manuela, venho Agradeçer todo o apoio que me tem dado na boa evolução do meu filhote. Graças ao seu excelente acompanhamento ao meu bebé, tenho um bebe muito saudavel, e quem diria , um bebe que nasceu abaixo do peso ( 2 kg e 42 cm) com 3 meses estava no percentil 75 de peso e 50 de comprimento. hoje esta quase com 2 anos, sem doenças de especial...e tudo porque lhe confiei o meu bebé... obrigado pela ajuda preciosa com o meu filhote.
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Olá,Cara Dra. Manuela,gostaria ,se possível de sua ajuda:tenho 38 anos 1 menino de 11 e 1 bb de 10 meses e estamos querendo tentar outro.Quero saber se existe remédio na homeopatia para ajudar no meu caso e tbm para melhorar o espermograma.muito obrigada,Elis

    ResponderEliminar
  4. Olá, boa noite,
    Obrigada pelo seu contacto. Pelo quadro que me apresenta, penso que a homeopatia a poderá ajudar,tanto a si como ao seu marido. No entanto será necessária uma abordagem mais pormenorizada da situação. Estou à sua disposição para o que achar necessário. Manuela Morgado

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,Cara Dra. Manuela.Agradeço imensamente a resposta ao meu contato e mais uma vez,por favor.minha situação é: me foi indicado indutor,mas tenho receio dos efeitos e o espermo de meu marido tem quantidades abaixo do normal e alterações nas formas tbm.Se ele tbm pode se beneficiar da homeopatia.Desde já,muito obrigada pela atenção,um excelente final de semana.Elis

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, novamente,

    A Homeopatia tem excelentes resultados tanto na infertilidade masculina como feminina. Tanto o seu problema como o do seu marido podem ser tratados com homeopatia, no entanto só poderei medicar depois de uma observação cuidada de cada um.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Olá dr.Manuela.Tenho 40 anos ,estou a 3 anos a tentar engravidar sem sucesso.Fiz já 2 fiv também sem sucesso.Vários exames feitos está tudo bem comigo e com o meu marido,o chamado caso de infertilidade inexplicável.Falaram me na homeopatia ,que nunca tentei.Estou já sem esperanças acha que com a minha idade vale a pena tentar um tratamento homeopatico?Muito obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá Boa tarde,
    Obrigada pelo seu contacto.

    Pelo que me diz, penso que a homeopatia poderá ser uma boa opção. No entanto só depois de analisada a situação poderemos definir o tratamento.
    Quanto à sua idade, não é a primeira senhora de 40 anos que eu ajudo.
    Não posso prometer nada a não ser a minha disponibilidade para a ajudar no que me for possível.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Dra. Manuela:

    Tenho 27 anos e o meu marido 30. Foi-me dignosticado SOP (mas não sei se é só isso) e o meu marido tens espermograma com 14% normais e com 93% de mobilidade - a médica diz que não é o melhor q já viu, mas tb não é nada de preocupante). Estamos a tentar engravidar à 1 ano, mas até agora nada. Acha q a homeopatia me poderá ajudar? Gostava de ir a uma consulta sua, pois já ouvi falar muito bem, mas tenho um problema: vivo no Porto. Não poderá recomendar nenhum "amigo" que seja da zona Norte e em que eu possa confiar?

    Cps
    Anónimo

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,
    Obrigada pelo seu contacto. Pelo que me diz penso que a homeopatia os poderá ajudar muito.
    Tente procurar um homeopata que faça homeopatia clássica. Gostava muito de a poder ajudar mas não conheço nenhum homeopata aí no Porto.
    Muitas felicidades, e desejo sinceramente que brevemente experimentem a felicidade de serem pais.

    Manuela Morgado

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Dra Manuela ! Já sofri 2 abortos espontâneos e agora foi.me diagnosticado problemas de coagulação se sangue e presença de anti-corpos que podem rejeitar o embrião. Será que a homeopatia me pode ajudar nesse aspecto ? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Srª Drª Manuela Morgado,tenho 43 anos queria engravidar e nao estou a conseguir, o espermograma do meu marido nao é nada famoso. Será ainda possível? Gostava de marcar uma consulta com a Srª Drª nao queria entrar na medicina convencional.Obrigada Maria

    ResponderEliminar
  13. OBRIGADA, Dra. Manuela, pela sua ajuda e disponibilidade nesta nossa caminhada. Finalmente o sonho torna-se realidade!!

    Vou ser mãe! Fiz hoje a ecografia e pela primeira vez ouvi o coração do meu bébé.
    Eternamente agradecidos

    Inês e João

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Dra.

    Sofro de Oligozoospermia Grave e a minha menina ja efectuou a 4a ISCI.
    Nunca conseguimos congelar qualquer ovinho, pois apresentam sempre uma qualidade media.
    Gostaria de saber se com este quadro, a Homeopatia poderá alterar esta situação.

    Muito obrigado.
    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
  15. Olá, boa tarde,
    Efectivamente a Homeopatia pode ajudá-lo e muito a melhorar a qualidade do seu sémen, no entanto todas as situações devem de ser devidamente analisadas, pois para a homeopatia "cada caso é um caso", com a sua própria individualidade e por isso como tal deve ser tratado.
    O sucesso do tratamento homeopatico na infertilidade masculina é notório e com elevada taxa de sucesso.
    Cumprimentos

    Manuela Morgado

    ResponderEliminar
  16. boa tarde dra.

    agradecido pela sua pronta resposta.

    vou falar com a minha menina sobre o que me indicou.

    muito obrigado

    ResponderEliminar
  17. boa noite

    ando nesta caminhada ha 2 anos, meu marido só ha pouco tempo fez um espermograma e o resultado foi muito mau, sem mobilidade, recomendam a fertilização com possivel recolha de bichinhos no testiculo. Para juntar à festa tenho uma endometriose e os 3 medicos que consultei aconselharam-me a engravidar antes de operar a endometriose pois com a gravidez pode diminuir ou desaparecer. Foi nos aconselhado uma fertilização, acha que a homeopatia teria alguma solução para nós????

    ResponderEliminar
  18. Boa noite Dra.,
    Meu marido tem apenas 35% de espermatozoides A e B, o que caracteriza astenozoospermia. Tem como tratar com homeopatia?

    ResponderEliminar
  19. Bom dia,
    O tratamento homeopático tem excelentes resultados no tratamento da infertilidade masculina.
    É um tratamento eficaz e sem efeitos secundários,no entanto todos os casos têm de ser individualmente avaliados.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia Dra Manuela,

    Estamos a tentar engravidar à 1 ano e meio e até agora sempre sem sucesso. Já fizemos vários exames e tanto eu como o meu marido estamos aparentemente bem (com excepção do espermograma que deu vários espermatozoides lentos, mas que a médica mesmo assim disse não ser motivo para não engravidar). Não consigo compreender o porquê deste insucesso. Será que nos pode ajudar?

    ResponderEliminar
  21. Olá Boa Tarde,
    Com certeza que tentarei ajudar-vos com tudo o que estiver ao meu alcance. Terei o maior gosto.
    O Telef. para marcação é o 210998456 - Centro Homeopático da Linha, entre as 15 e as 19 horas.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  22. Bom Dia, Dra. Manuela.
    Preciso de sua orientação se possível um pouco urgente.Estou com 63 anos de idade e após o Divórcio,casei-me com uma Menina de 38 anos. sou Pai de um casal de Filhos lindos do primeiro casamento porém não conseguindo engravidar minha Esposa atual que fez exames e com Ela, tudo normal,fiz um exame de espermograma, que consta algumas irregularidades. terá solução para o meu Caso? Por favor, JUDE-ME ESTOU AGONIADO!!!! DESDE JÁ MUITO GRATO, AGUARDO COM ANSIADADE RS RS RS>

    ResponderEliminar
  23. Acha que é possivel Dra? Neste momento estamos um pouco descrentes de tudo :-(

    Vou efectuar a marcação.

    Obgrigada

    ResponderEliminar
  24. Resposta a "Anónimo"
    Boa noite,
    Pelo que me diz penso que tem grandes possibilidades de reverter a situação. Não precisa de ficar "AGONIADO", nem ansioso.....
    Até breve.
    Contacto consultório: 210998456 (entra as 15 e as 19 horas)
    Manuela Morgado

    ResponderEliminar
  25. ola Drª chamo-me Paty, vivo na Cidade da Praia, Cabo Verde,eu e o meu marido estamos a tentar engravidar, mas infelizmente até agora não tivemos algum resultados, apesar de ter tomado medicamento de indução da ovulação, pelo que venho atraves desta solicitar a sua ajuda.
    saudações

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde Drª Manuela
    Vivo no Algarve, e há algum tempo que tento engravidar não obtendo resposta positiva, foi-me diagnosticado pela minha GO obstrução de 1 das trompas e outra com atraso na passagem do contraste mas com permeabilidade e que a unica hipotese de engravidar seria a FIV, passo esse que segui e após todo o processo que a Dr.ª tão bem deve conhecer.... 1ª ICSI cancelada por suspeita de hiperestimulação, 1ª tec de 1 embrião A com 4 dias, resultado negativo, 2ª tec a mesma coisa o mesmo resultado, continuo com 4 embriões congelados 2+2 para proximas tentativas.

    A minha questão até que ponto a homeopatia me pode ajudar neste meu problema e se já tratou alguma menina com este problema, o que me aconselha a fazer no meu caso, uma vez que segundo os médicos além da obstrução o meu organismo não apresenta nada de anormal(ovulaçao boa, resposta aos medicamentos boa) mas em todo o caso os embriões não implantam..... ando a ser seguida no privado, mas também já me inscrevi no público.

    Dá Consultas no Algarve?

    Gostaria que me pudesse dar uma luz..... para o passo seguinte.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  27. Drª Manuela
    Boa tarde
    Após exames feitos(citologia, ecografia,analises hormonais) no meu caso não existe causa aparente, sendo que tenho 41 anos e desconfio de anovulação ou ovulação tardia, no caso do meu marido apesar do espermograma ter saido o resultado de Leucospermia (5), 30% de progressivos e formas normais 20% será possivel ajudar nos?? Ambos temos 41 anos e uma vontade enorme de ter um filho em comum. Será que nos pode ajudar já tentamos a 8 meses mas devido a nossa idade esperar um ano já não é uma opção para nós. Aguardo sua indicação!!

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde.
    A Homeopatia tem excelentes resultados no tratamento de problemas de fertilidade, no entanto só depois de análise pormenorizada da situação a tratar poderei dar a minha opinião.
    Se pretender falar comigo poderá fazê-lo pelo 210998010.

    ResponderEliminar