quinta-feira, 25 de junho de 2009

O que é a "Doença" para a Homeopatia

Para a Homeopatia, a doença é uma alteração da parte energética do homem, é uma perturbação mórbida da energia vital, que se manifesta através de sintomas mórbidos, com a consequente diminuição da força vital. O organismo fica predisposto para processos irregulares de funcionamento a que chamamos doença.

Quando isto acontece, a doença manifesta-se projectando-se emocional e fisicamente, de acordo com as condições que foram proporcionadas pela genética familiar que herdámos assim como os hábitos que normalmente aceitamos, ficamos condicionados fisicamente para que a doença se manifeste patologicamente de acordo com as fragilidades físicas herdadas da nossa família.
Toda a doença começa no mental e as chamadas “doença emocional” e “doença física”, não são mais do que a maneira que o organismo encontrou de manifestar o seu desequilíbrio energético (diminuição da força vital), sob a forma das mais diversas patologias.
A doença manifesta-se sempre em três níveis: mental, emocional e físico. É o resultado de um desequilíbrio energético ou dinâmico na saúde. É esta vitalidade que age profundamente, a primeira que se altera. Qualquer dos seus primeiros movimentos são invisíveis, ao observador, o que imediatamente se pode observar é uma alteração no emocional (a nível das emoções, do afecto, vontade, intelecto), passando de seguida, a manifestar-se nos planos mais densos ao nível dos órgãos, do corpo físico. É o conflito entre o mental e o emocional que causa a patologia.
Desde que o Homem tomou consciência de si e do que se passa à sua volta, observou que todas as pessoas são diferentes, são únicas. Cada indivíduo, numa mesma situação de stress, dá uma resposta diferente para a situação. Algumas pessoas, parecem não ser afectadas por qualquer distúrbio interno ou externo a que estejam sujeitas, ao invés de outras, às quais os mesmos distúrbios causam manifestações mais ou menos graves, mais ou menos profundas, sempre de acordo com o indivíduo.
A manifestação dos sintomas é individual e está sempre de acordo com a capacidade que o organismo tiver de lidar com as influências internas ou externas a que está sujeito o indivíduo.
É pela apreciação do conjunto dos sintomas e de todas as manifestações quer elas sejam físicas, emocionais ou mentais que o homeopata chega ao doente e por conseguinte à doença. Só assim será possível encontrar o medicamento mais semelhante para alcançar a cura, que é o objectivo e a missão do médico homeopata, (Dr. Hahnemann no 1º parágrafo do Organon).

Sem comentários:

Enviar um comentário