domingo, 26 de maio de 2013

Homeopatia na Resolução de Problemas de Fertilidade




A infertilidade é um dos problemas de saúde do homem onde a Homeopatia responde com elevada taxa de sucesso, quer o problema seja de um ou de ambos os membros do casal.
É um problema que pode ter origem estrutural interna, pode ser o resultado de desequilíbrios emocionais, inconscientes do ser humano ou pode mesmo ser causada por factores externos (alimentação, poluição, a vida agitada e o stress).
As infecções sexualmente transmissíveis, caso não sejam tratadas, são outro factor a considerar.
Há situações mais complicadas, como as intervenções cirúrgicas em que há extracção de órgãos, que contribuem para a infertilidade com causa estrutural.
Nas últimas décadas tem aumentado muito o número de casais com problemas de fertilidade. As mulheres sofrem de menstruações irregulares muitas vezes com patologias associadas, os homens, os problemas com o sémen, que vão desde a qualidade e quantidade, ou com os espermatozoides, aumentaram significativamente.
A Homeopatia já provou a sua grande eficacia, tanto em utilização exclusiva como em complementaridade com a medicina convencional.
Na grande maioria dos casos pode ser utilizada em exclusivo, como alternativa aos químicos.
O resultado é o restabelecimento do estado de saúde com a mesma eficácia e rapidez, sem a agressão dos químicos e sem técnicas invasivas.


Homeopatia Valiosa Ajuda na Reprodução Assistida

Reconheço, no entanto, que há situações de graves problemas de estrutura, onde a reprodução assistida é a única hipótese de alguns casais conseguirem ter um filho, mas também nestas situações a homeopatia pode ter um papel importante e dar uma ajuda valiosa para que o resultado final da intervenção seja positivo.
O equilíbrio emocional e hormonal da mulher, a preparação do útero para receber o óvulo fertilizado e promover a sua fixação, a melhoria do muco cervical que facilita a caminhada dos espermatozoides, a melhoria da mucosa uterina para favorecer a nidação, a permeabilidade da membrana celular e a energia da célula (mitocôndria) são situações onde se verificam que os benefícios do tratamento homeopático são bastante evidentes a valiosos para o sucesso do processo.

Vantagens do Tratamento Homeopático:
·       Tem a vantagem de ser um tratamento simples, barato, muito fácil de fazer, que proporciona uma cura suave e duradoura, (os medicamentos homeopáticos são baratos e muito fáceis de tomar).
·       Considera o ser Humano como um todo e não apenas os sintomas da doença.
·       Actua através do estímulo energético, estimula as reacções de defesa do organismo, promovendo o reequilíbrio, a saúde.
·       Reduz a predisposição à doença e pode impedir ou retardar a manifestação de doenças hereditárias.
·       Não causa intoxicação medicamentosa, não tem efeitos secundários e com resultados positivos, quer a causa seja masculina, feminina ou do casal.
Na mulher, os ciclos menstruais irregulares, o desequilíbrio hormonal quando não há ovulação e no homem, os problemas com o sémen e com os espermatozoides, aumentaram significativamente, são obstáculos à fertilidade que a homeopatia resolve com sucesso.
A Consulta de Homeopatia
A infertilidade é um problema do casal e não só de um. Por isso, na 1ª consulta de homeopatia, faço questão em falar com o casal em conjunto e individualmente, quer o diagnóstico que tragam seja de infertilidade masculina ou feminina.
A Homeopatia considera o ser humano como um TODO, em que o mental, o emocional e o físico, estão intrinsecamente ligados, sendo as manifestações físicas, o resultado do desequilíbrio dos outros níveis. Por isso, só depois de uma anamnese pormenorizada e individualizada de cada pessoa, o homeopata pode escolher o medicamento mais adequado, o remédio mais semelhante (o similibus). É esse remédio, que vai ajudar o organismo a recuperar o equilíbrio e deixar que todos os órgãos e glândulas desempenhem, em pleno, as funções que lhes competem. É esta a função do remédio homeopático, o reequilíbrio global do ser humano.
A saúde reprodutiva faz parte deste “pacote” de órgãos e funções que só funcionam bem quando há harmonia.

Duração do Tratamento
Muitos pacientes perguntam “quanto tempo vai demorar o tratamento?” a isso, eu não sei responder. Tanto pode demorar três meses como um ano, ou mais, tudo depende da situação, de cada pessoa, da cronicidade do problema, dos tratamentos químicos feitos anteriormente e da profundidade do tratamento necessário.
Todos sabemos que a fertilidade do homem e da mulher é um processo complexo e muito delicado. Tal como nas outras medicinas, também em homeopatia não há certezas absolutas.


Consultas

Carcavelos
Centro Clínico Santa Teresa de Jesus
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº 61C
2775-770 CARCAVELOS
Todos os dias entre as 10 e as 19 horas
Consultas ao Sábado de manhã, só em CARCAVELOS

Lisboa
Rua Alexandre Herculano, nº 19 - 2º andar
1250-008 LISBOA
Consultas: à 3ª feira

Telef. Geral Marcações: 21 0998010

Leiria
Holiclínica
Urbanização das Pimenteiras, Lote 5 – R/C B
2400-478 Marrazes
Telef. Marcação de consultas: 244 838 460




 PROTOCOLO COM  a APF
       Associação Portuguesa de Fertilidade